">

Análise de Água

\ Análise de Água

A água que chega até as propriedades, seja ela originária do abastecimento público, poço artesiano, mina ou nascente pode não ter padrões saudáveis para o consumo humano.

Indústria civil

A água utilizada no amassamento do cimento e do concreto na indústria civil é a fonte das amostras de análise no setor. A NBR 15900-1 de 2009 contempla isso e exige o monitoramento da água de mistura usada no processo de fundição.

Abatedouros / açougues

Analisar a potabilidade da água usada para lavar os instrumentos, equipamentos e o próprio alimento é necessário de acordo com a Portaria 2914 do Ministério da Saúde. 
Este monitoramento é realizado no intuito de um controle interno de qualidade e de segurança, realizando análises trimestralmente ou semestralmente.

Indústria farmacêutica e de manipulação

É possível verificar a presença de microrganismos analisando a água de saída de equipamentos como destiladores e deionizadores, usados na produção de medicamentos e cosméticos. A Farmacopeia Brasileira, da ANVISA, aborda a importância deste tema.

Para produtores agrícolas

Toda a água usada na irrigação da produção agrícola requer atenção e cuidado do produtor. Da mesma forma, a água presente no lençol freático pode ser absorvida pela raíz das plantas. Em ambos os casos, a Resolução 396 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) dá diretrizes e padrões aceitáveis para a água que entra em contato direto com a produção agrícola. 

E deve-se ter cuidados também com o ambiente próximo. Um rio, riacho, córrego ou nascente próxima à produção pode se tornar um receptor de resíduos poluentes usados na agricultura, como agrotóxicos, por exemplo. A resolução 357 do CONAMA regulamenta estas ocasiões.

Para residências em área urbana e rural

A água que chega até as propriedades, seja ela originária do abastecimento público, poço artesiano, mina ou nascente pode não ter padrões saudáveis para uso doméstico (higiene pessoal e limpeza, por exemplo) e muito menos para o consumo humano. Quem define esses padrões no Brasil é a Portaria 2914 /2011 da ANVISA. Para residências, independente da fonte de abastecimento de água e da localização, recomenda-se a Análise de Potabilidade, que confere os parâmetros da Portaria da ANVISA e possibilita conhecer se a água é potável ou não. Assim, é possível saber se a água usada na sua casa oferece algum risco à saúde.